quinta-feira, 1 de julho de 2010

Devaneios sobre o trabalho alheio

Nada mais demodé do que o Soneto de Fidelidade de Vinicius de Moraes.

Todos vocês em algum momento da sua vida, seja acadêmica, amorosa ou social, já se depararam com este.
Sempre relacionado a relacionamentos amorosos nas mais diversas interpretações.

Como eu sou do contra (mentira), esta minha visão sobre tal soneto:

*De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.*

A todo momento, agora e sempre, vai se dedicar totalmente ao seu "amor".
E este será tanto, que mesmo diante de algo realmente esplendoroso, sua dedicação será somente a ele.

*Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.*

Deseja vivenciar cada momento de forma presente e assumidamente.
Mesmo em momentos ruim e também em momentos bons, que lhe cause alegrias ou tristezas, quer estar firme e feliz.

*E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama*

Qual finalidade disso tudo ?!
Para que quando acabar, seja com a morte ou com o fim do relacionamento, que são os possíveis fins dos que ainda vivem e amam..

*Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.*

.. possa olhar pra trais e ver que, embora são dure pra sempre, viveu tão realmente aquilo, a ponto de o tornar eterno dentro de si. E pode dizer.. Foi do caralho!

Quando eu li esse soneto com atenção não enxerguei versos de amor. Ele fala de relacionamento, de vida!
Nos diz que
quando vivemos as coisas que amamos de forma verdadeira e presente, por mais que aquele momento passe (seja lá qual for o motivo), elas se tornam parte da gente. Tornam-se eternas enquanto durarem.. você olha e diz que foi do caralho!

Vivemos com medo de perdemos as coisas que "amamos" ..
ao invés do medo, se dermos espaço para vivenciarmos
realmente essas coisas, uma vez que fisicamente será finito, não haverá arrependimento independente do resultado.

Viva sua vida, não apenas passe por ela.

rbjs ∴

Um comentário:

  1. meu, amei a sua interpretação, sério..
    diferente de tudo o que eu já vi!
    seguidora assídua aqui agora.
    beijos xx*

    ResponderExcluir